terça-feira, 6 de outubro de 2009

Despoluição do Tietê


Mesmo sendo um dos maiores rios de São Paulo, o rio Tietê sobre agreções diariamente quando litros e litros de esgoto escorrem para o eu fundo poluindo mais do que se deve. Há anos que isso aconetece e muitas pessoas nem mais ligam para o que vêm e sentem ao passar ao seu lado todos os dias atravessando São Paulo.Mas poucas pessoas sabem que há um projeto em andamento para que haja despoluição do que já foi um rio 'habitavel' para meios marinhos. Em 1992, foi criado pela Companhia de Saneamento Basico do Estado de São Paulo o Projeto Tietê.Até 2000 foram construidos três estações de tratamento de esgoto, que desviou o esgoto que seria despejado no Tietê, deixando com que 80% do lixo da região fosse tratado. Hoje 84% do lixo é coletado e 70% dele é tratado.Infelizmente não há previsão de que a seja tratado 100% de todod o lixo coletado, pois há inumeras ligações de esgoto clandestinas que levam o lixo até o Tietê, por isso "é impossível prever se será possível ver peixes na parte do Tietê que corta a cidade de São Paulo".O único exemplo que temos de um projeto similar é o Rio Sena em Paris que levou 71 anos para se despoluir, ainda que não fosse 100%.Talvez um dia quando estivermos usando bengala possamos ver aquele rio quase limpo, decadas atras ele era um rio magnifico que acabou sendo desprezado pela aglomeração de pessas a sua voltam que transformariam São Paulo no que é hoje.

-------------------------------------------------------------

É apenas um texto que escrevi a base de informações meio antigas.
Meio sem inspiração, então saiu isso.
Espero que gostem de deixem opiniões sinceras.
Finalmente entrei na onda de ambientalista!

2 comentários:

Erica Ferro disse...

Muito boa a postagem, menina!
Eu deveria ter vergonha e não só falar de amor e blá blá blá. Ou seja, de falar do que me assola, do que se passa em mim, e passar a falar um pouco dos problemas que assolam a nossa sociedade.

Enfim, torço pra que esse projeto funcione.

Beijo.

Jeniffer Yara disse...

Muito bom mesmo!Todos deveríamos entrar na onde ambientalista!Rs'
Tipo vi um dia desses uma reportagem sobre o rio Tietê na Tv,e vi os depoimentos de quem já viu esse rio saudável,há muoito tempo atrás,e agora,vemos o que o homem pode fazer com a riqueza que nos foi dada!Infelizmente está desse jeito,mas tenho esperanças que um dia não só o rio Tietê,mas toda a natureza que foi prejudicada pelo homem se restaure!

Bjs!