sábado, 10 de outubro de 2009

O Amor e a Loucura

"...No início dos tempos, reuniram-se todos os sentimentos e qualidades dos Homens num determinado lugar da Terra.
Quando o Aborrecimento já se queixava pela terceira vez, a Loucura, como sempre tão louca, propôs-lhes:
- Vamos brincar às escondidas?
A Intriga levantou a sobrancelha intrigada, e a Curiosidade, sem poder conter-se, perguntou:
- Escondidas? Como é isso?
- É um jogo, explicou a Loucura, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão, enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro que encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo.
O Entusiasmo dançou, seguido pela Euforia. A Alegria deu tantos saltos que acabou por convencer a Dúvida e até mesmo a Apatia.
Mas nem todos quiseram participar, a Verdade preferiu não se esconder...Para quê? Se no final todos a encontravam?
A Soberba opinou que era um jogo muito tonto (no fundo, o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela), e a Cobardia preferiu nem se arriscar.
- Um, dois, três, quatro... - começou a Loucura a contar.
A primeira a esconder-se foi a Pressa, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho.
A Fé subiu ao céu e a Inveja escondeu-se atrás da sombra do Triunfo, que com o seu próprio esforço tinha conseguido subir para a copa da mais alta árvore.
A Generosidade, quase não conseguia esconder-se, pois cada local que encontrava, parecia-lhe maravilhoso para alguns de seus amigos: se era um lago cristalino, ideal para a Beleza. Se era uma árvore viçosa, ideal para a Timidez se esconder na sua copa, se era o voo de uma borboleta ou uma rajada de vento, magnífico para a Liberdade.
E assim acabou por se esconder num raio de sol.
O Egoísmo, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado e cómodo, mas apenas para ele.
A Mentira escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade escondeu-se atrás do arco-íris) e a Paixão e o Desejo, no centro dos vulcões.
O Esquecimento, não me recordo onde se escondeu, mas isso não é o mais importante.
Quando a loucura estava lá pelos 999 999, o Amor ainda não tinha encontrado um local para se esconder, pois estavam já todos ocupados, até que encontrou uma roseira e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as suas flores.
- "UM MILHÃO" - contou a Loucura e começou a busca.
A primeira a aparecer foi a Pressa, apenas a três passos de uma pedra.
O Egoísmo, nem teve que o procurar! Ele saiu disparado sozinho do seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, à procura dos outros, a Loucura sentiu sede, e ao aproximar-se de um lago, descobriu a Beleza.
A Dúvida foi mais fácil ainda pois encontrou-a sentada sobre uma muro, sem decidir de que lado se esconder. E assim foi encontrando todos.
O Talento entre a erva fresca, a Angústia, numa cova escura, a Mentira atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano) e até o Esquecimento, de que já havia esquecido que estava a brincar às escondidas.
Apenas o Amor não aparecia em local nenhum...
A Loucura procurou atrás de cada árvore, debaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas!
Quando estava a ponto de se dar por vencida, encontrou um roseiral, pegou numa forquilha e começou a mover os ramos, quando, no mesmo instante, ouviu um doloroso grito.
Os espinhos tinham ferido o Amor nos olhos. A Loucura não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, chorou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser o seu guia.
Desde então, desde que pela primeira vez se brincou às escondidas na Terra, o Amor é cego e a Loucura sempre o acompanha..."
(Autor desconhecido)
***

Peço muitas muitas desculpas por estas duas semanas que não postei, mas tudo isso se deveu à falta de internet...
Mas adiante, postei este texto pois achei tão lindo *.*, não acharam ;D?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sem sentido

A medida que o tempo passa a gente percebe que o amor, vai ser sempre o amor, que os amigos vão ser sempre os amigos e que a vida vai ser sempre a vida. Quantas vezes eu antes de dormir eu deitava na cama e só pensava. Aposto que boa parte de voces leitores desse blog antes de dormir pensam nos erros que cometeram, nas infelicidades da vida, nas felicidades da vida. Alguns de voces imagino muitas vezes apenas sorri outros apenas choram. Mas no final de tudo a vida sempre será a vida com todos seus pontos positivos e negativos.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Despoluição do Tietê


Mesmo sendo um dos maiores rios de São Paulo, o rio Tietê sobre agreções diariamente quando litros e litros de esgoto escorrem para o eu fundo poluindo mais do que se deve. Há anos que isso aconetece e muitas pessoas nem mais ligam para o que vêm e sentem ao passar ao seu lado todos os dias atravessando São Paulo.Mas poucas pessoas sabem que há um projeto em andamento para que haja despoluição do que já foi um rio 'habitavel' para meios marinhos. Em 1992, foi criado pela Companhia de Saneamento Basico do Estado de São Paulo o Projeto Tietê.Até 2000 foram construidos três estações de tratamento de esgoto, que desviou o esgoto que seria despejado no Tietê, deixando com que 80% do lixo da região fosse tratado. Hoje 84% do lixo é coletado e 70% dele é tratado.Infelizmente não há previsão de que a seja tratado 100% de todod o lixo coletado, pois há inumeras ligações de esgoto clandestinas que levam o lixo até o Tietê, por isso "é impossível prever se será possível ver peixes na parte do Tietê que corta a cidade de São Paulo".O único exemplo que temos de um projeto similar é o Rio Sena em Paris que levou 71 anos para se despoluir, ainda que não fosse 100%.Talvez um dia quando estivermos usando bengala possamos ver aquele rio quase limpo, decadas atras ele era um rio magnifico que acabou sendo desprezado pela aglomeração de pessas a sua voltam que transformariam São Paulo no que é hoje.

-------------------------------------------------------------

É apenas um texto que escrevi a base de informações meio antigas.
Meio sem inspiração, então saiu isso.
Espero que gostem de deixem opiniões sinceras.
Finalmente entrei na onda de ambientalista!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ecoar...

O eco deve ser inesperado.
As ações que fazemos devem ser feitas pelo simples prazer de realizar.
Como se fosse respirar.
Nós respiramos sem esperar que ar nos chegue, porque algo irracional em nós sabe que o ar chegará.
Não sei se estou conseguindo ser clara.
Mas penso que deveríamos deixar dessa mania de fazer algo esperando outro algo, uma recompensa, ou coisa do gênero.
Nossas ações devem ser despretensiosas.
Que nossas palavras se transformem em vozes, em gritos, mas que não nos preocupemos em ecoar.
O que basta é saber falar, saber gritar.

O ecoar será apenas uma confirmação que nós realmente soubemos realizar com maestria o que tinha de ser feito.

(Erica Ferro)



Olá, pessoal!
Como estão?
Hoje resolvi postar um texto meu, publicado no meu blog pessoal (Sacudindo Palavras) no dia 31/03/2009.
O que quis abordar no texto foi justamente a afobação que temos ao realizar algo e as segundas (e terceiras, quartas...) intenções quando fazemos alguma coisa para outra pessoa.
Por exemplo, a gente se preocupa tanto em finalizar um trabalho (ou qualquer coisa que o valha...), que perdemos o prazer do desenrolar do mesmo. Ou seja, não aproveitemos, não nos deliciamos com o desenvolvimento daquilo que estamos fazendo. Queremos apenas chegar ao final o mais rápido que podemos.
Temos que ter calma, aproveitar cada fase intensamente.
Se trabalharmos com dedicação, com certeza o resultado será fantástico (o ecoar!). Mas, entendem, que o ecoar não seja a nossa ideia fixa, mas sim que o realizar seja com carinho e intensidade o que formos fazer.
O outro exemplo é quando fazemos qualquer coisa que seja para ganharmos algo em troca. Sei que é difícil não esperar, pelo menos, um obrigado(a), mas é possível.
Se sente-se o desejo de ajudar, que seja puro e sem intenção de recompensa, que ajudemos pelo prazer de ajudar, de ver o outro bem, de fazer algo útil e bom pelo outro.
Bem, a mensagem de hoje é essa pra vocês.
Espero que tenham gostado, viu?!
Ótima semana pra vocês.
Grande abraço da Ericazinha e até a próxima segunda.